• Postado em: 09/04/2015 - sem-categoria

OABPrev marca presença em Cerimônia de Prestação de Compromisso da OAB/RS

Nesta terça-feira (07), 80 novos advogados prestaram compromisso na OAB/RS. As solenidades foram realizadas às 13h30min e 18h30min no auditório Guilherme Schultz Filho, na sede da Ordem gaúcha. O OABPrev-RS prestigiou a cerimônia, reforçando a importância deste ato para o exercício da profissão.

Antes da entrega, os bacharéis em Direito proferiram o juramento, no qual se comprometem "a exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais, e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os Direitos Humanos, a Justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas".

O presidente da Comissão do Jovem Advogado, conselheiro seccional Matheus Ayres Torres, ressaltou a importância de que os profissionais participem ativamente da OAB/RS. “A CEJA é considerada a porta de entrada na Ordem gaúcha. Na Comissão, temos, em parceria com a ESA, diversos cursos voltados especificamente para os profissionais no início de carreira. A OAB/RS é uma instituição que mantém um diálogo permanente com os jovens advogados”, finalizou.

A presidente da Comissão da Mulher Advogada, conselheira seccional Delma Ibias, frisou os recentes eventos promovidos pela CMA. “Ainda no mês de março realizamos um amplo debate sobre o cenário estadual da violência contra as mulheres. Também possuímos a iniciativa OAB Vai à Escola, em que palestramos sobre direitos fundamentais a zonas de vulnerabilidade social”, ressaltou.

O diretor-geral da ESA, conselheiro seccional Rafael Canterji, relatou o trabalho realizado pela Escola destacando que “a advocacia exige dedicação constante, sendo sempre necessário buscar o aperfeiçoamento profissional, pois o advogado tem o condão de propiciar mudança na sociedade”.

Os benefícios oferecidos pela Caixa de Assistência dos Advogados (CAA/RS) foram frisados pelo vice-presidente da entidade, Pedro Alfonsin. “Temos diversos serviços assistenciais, como seguro natalidade, gabinetes odontológicos, além de vários outros benefícios. A Caixa é o braço assistencial da OAB/RS”.

O vice-presidente da OAB/RS, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer, deu as boas-vindas aos novos advogados ressaltando não apenas o papel corporativo da Ordem gaúcha, mas também o institucional. “É comum que a cidadania venha à OAB/RS para demandar questões sobre saúde, segurança, dívida estadual, entre tantos outros. Também desejamos a todos os nossos novos colegas equilíbrio, harmonia, sadia combatividade, comprometimento ético e que a advocacia traga mais que realização profissional”.

Também participaram das solenidades a presidente da Comissão de Seleção e Inscrição, conselheira seccional Regina Soares; o membro da Comissão do Jovem Advogado, Rodrigo Cassol Lima; o membro da Comissão de Estágio e Exame de Ordem Fabiano Justin Cerveira; e a presidente da Comissão do jovem Advogado de Montenegro, Camila Edith.

Texto: Jornalistas João Henrique Willrich e Camila Cabrera

Foto: João Henrique Willrich