Telefone: (51) 3286-1800

Redes Sociais:

OABprev-RS
Notícias
Fique por dentro de nossas novidades
  • Educação financeira deve começar na infância

    Postado em: 29/08/2019 - sem-categoria

    Compartilhar
    Compartilhar Compartilhar

    Educação financeira deve começar na infância

    Gerenciar nossos ganhos, controlar o saldo da conta bancária e lidar com a nossa relação com o dinheiro são lições que deveriam ser ensinadas desde a infância. Muitas pessoas na vida adulta ainda não sabem como lidar com estas questões, gastam mais do ganham e não pensam no futuro e na vida financeira após a aposentadoria.

    Em tempos de indefinição quanto ao futuro da previdência pública, pensar a longo prazo e planejar a vida após esta etapa da vida são questões essenciais para segurança financeira. Mas esta lição deve ser ensinada desde cedo para as crianças. Para que seus filhos não cometam estes erros, explicar valores como responsabilidade e planejamento são fundamentais.

    Para isto, selecionamos algumas dicas práticas para educação financeira de crianças e adolescentes. Confira algumas lições que podem ser implantadas em casa e que podem fazer muita diferença na vida adulta das crianças.

    Use um pote transparente para guardar dinheiro

    O Frasco transparente possibilita o estímulo visual necessário para que as crianças aprendam a poupar. Quando se usa um pote transparente, eles podem ver o dinheiro crescendo.  

    Dê exemplos

    Uma das melhores atitudes que você pode tomar é deixar seu filho ver que você também economiza. Seus hábitos de consumo também influenciam a relação da criança com dinheiro.

    Mostre que as coisas custam dinheiro

    Ver como o dinheiro funciona na prática é a melhor forma de ensinar as crianças a lidar com ele. É importante que a criança entenda que os pais têm um trabalho, e recebem valores em dinheiro como pagamento.

    Dê tarefas

    Você pode delegar pequenas tarefas a seu filho, como arrumar seu quarto, e explicar que elas são um trabalho. Assim, eles entendem que o dinheiro vem do esforço.

    Brinque com seus filhos

    Jogos como o Banco Imobiliário e o Jogo da Vida podem ensinar a habilidade de gerenciamento de dinheiro e a importância de planejar o futuro.

    Defina uma mesada

    A mesada é um valor mensal ou semanal, que tem como principal objetivo ensinar as crianças a administrar o seu dinheiro. O valor deve ser compatível com os gastos da criança e vinculado a algumas obrigações, como por exemplo, tirar boas notas no colégio.

    Método dos envelopes

    Peça que seu filho desenhe em envelopes aquilo que gostaria de comprar e os ensine a guardar dinheiro pensando nesta meta. A foto do brinquedo desejado ou de uma viagem podem inspirar a poupança. Metas de curto e longo prazo são uma boa forma de fazer as crianças entenderem que alguns itens custam mais caro do que outros.

     


    VOLTAR
  • Saiba mais
  • 07/07/2023 - Conheça os candidatos para compor os Conselhos do OABPrev-RS
  • 28/04/2023 - O Relatório Anual 2022 já está disponível
  • 11/03/2021 - OABPrev-RS celebra o Dia da Mulher com evento sobre planejamento de carreira e finanças
  • 06/05/2020 - Mesmo com flexibilização, OABPrev-RS entrega todas as suas obrigações legais no prazo previamente estipulado
  • 23/08/2019 - Com quem você vai contar na velhice?

Categorias

Buscar

Newsletter

Aceito receber as novidades
em meu e-mail periodicamente


01.182.491/0001-00
FUNDO DE PENSÃO MULTIPATROCINADO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECCIONAL RIO GRANDE DO SUL - OABPREV-RS