Telefone: (51) 3286-1800

Redes Sociais:

OABprev-RS
Notícias
Fique por dentro de nossas novidades

Categorias

Buscar

  • Postado em: 10/05/2018 - sem-categoria

    Compartilhar
    Compartilhar Compartilhar

    O que você perde ao fazer o resgate de seu Plano?

    As dificuldades financeiras podem atrapalhar os planos até dos mais precavidos. São diversos fatores que contribuem para o aumento de dívida, como emergências e o desemprego. Por se tratarem de imprevistos, muitas vezes buscamos tirar os recursos que acumulamos ao longo da vida.


    Um dos casos mais comuns é o resgate dos planos de previdência. Por, normalmente, ter um acúmulo de recurso substancial, é uma das primeiras ações de quem está com dificuldade financeira, achando que “não vai dar em nada”. Ledo engano.

     

    Retirar os recursos do plano de previdência antes do prazo prejudica, e muito, o esforço que você fez para acumular aquele valor. A Previdência Complementar serve como uma reserva de longo prazo, para complementar a renda no momento da aposentadoria.

     

    Por ter uma rentabilidade acima de outras fontes de reserva, como a poupança, se você fizer o resgate antes do período antecipado, você não terá como complementar a sua aposentadoria. A não ser que, tempos depois, reinicie o seu investimento em Previdência Complementa,r contribuindo com maior valor.

     

    Além disso, sobre esste valor existe o desconto de IR. Dependendo da tabela escolhida, o imposto é definitivo, não podendo ser restituído na declaração do ajuste anual.

     

    Entretanto, ao reinvestir “do zero” em um plano de previdência, provavelmente não terá os recursos necessários para que a sua aposentadoria atenda às suas necessidades.

     

    Portanto, como diz aquele ditado: “é melhor prevenir do que remediar”.


    VOLTAR
  • Saiba mais
  • 11/03/2021 - OABPrev-RS celebra o Dia da Mulher com evento sobre planejamento de carreira e finanças
  • 06/05/2020 - Mesmo com flexibilização, OABPrev-RS entrega todas as suas obrigações legais no prazo previamente estipulado
  • 29/08/2019 - Educação financeira deve começar na infância
  • 23/08/2019 - Com quem você vai contar na velhice?
  • 17/07/2019 - Planeje e realize suas grandes metas