Postado em: 26/02/2013 - sem-categoria
O envelhecimento da população mundial já é apontado como uma das características do século XXI. Na América Latina e no Caribe (ALC), a queda da fertilidade supera a de mortalidade, o que reduz os índices de dependência demográfica nos anos seguintes.
Por isso, o que há alguns anos parecia impensável começa a tomar forma como uma das resoluções possíveis para o problema do envelhecimento da população. Na avaliação de especialistas, os incentivos à natalidade não estão descartados e podem ganhar espaço na Pauta de discussões a partir dos próximos meses.
Com média de fecundidade inferior a dois filhos por casal, o Rio Grande do Sul já se aproxima do índice que levou a Rússia a instituir um programa de incentivos financeiros aos casais com mais de um filho. Na Suécia e no Canadá, as licenças maternidades de um ano e paternidade de alguns meses também buscam colaborar com a reposição da população.
Na opinião do professor-adjunto do Programa de Pós-Graduação em Economia da PUCRS Paulo Jacinto, o Brasil começou, de maneira tímida, a adotar a mesma linha de ação. A ampliação do tempo de licença maternidade para seis meses é um dos exemplos. Por outro lado, ele chama a atenção para a necessidade de melhorias estruturais antes de pensar em incentivos mais efetivos. Conforme explica Jacinto, segundo a teoria econômica da fertilidade, os filhos representam um novo bem de capital, porém com serviços diferenciados. Por esse motivo, a tendência é a de famílias menores, pois o bem possui um custo de manutenção elevado e as pessoas acabam optando por investir na alta qualidade, o que aumenta ainda mais os gastos com colégio particulares, intercâmbios, atividades complementares, esportes e cultura.
Por todos esses motivos, que a Previdência Privada Complementar se torna indispensável para a população brasileira, principalmente para a nossa população. É importante refletir sobre o futuro e, no quanto a sua qualidade de vida pode mudar, ao depender somente do INSS.
Para ajudar a garantir um futuro mais tranquilo, o OABPrev-RS está junto com os advogados gaúchos, advogando para gerar benefícios à longo prazo, amenizando as incertezas da vida.
Por: Dayana Corrêa/Comunicação OABPrev-RS
Fonte: Jornal do Comércio – Poa
Advogando pelo seu Futuro!
- Saiba mais
- 06/05/2020 - Mesmo com flexibilização, OABPrev-RS entrega todas as suas obrigações legais no prazo previamente estipulado
- 29/08/2019 - Educação financeira deve começar na infância
- 23/08/2019 - Com quem você vai contar na velhice?
- 17/07/2019 - Planeje e realize suas grandes metas
- 28/06/2019 - Reajuste anual entrará em vigor no dia 01 de julho