• Postado em: 13/07/2016 - sem-categoria

Evento reforça importância dos OABPrevs para a Advocacia nacional

Crédito da Foto: Gabriela Milanezi/Comunicação OAB/RS

“Tenho a certeza de que o OABPrev será a maior entidade de previdência complementar do Brasil no futuro”. Assim definiu o presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Claudio Lamachia, durante a abertura do Encontro Nacional do OABPrev.

Realizado no dia 8 de julho, na sede da OAB/RS, em Porto Alegre, o evento reuniu dezenas de líderes da advocacia nacional e estadual e ressaltou a importância da previdência complementar para o fortalecimento da classe. “Sempre digo para os novos Advogados para que pensem no futuro. Porque o futuro é logo ali”, ressaltou a Secretária Adjunta da OAB/RS, Dra. Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira.

Lamachia reforçou o posicionamento da dirigente da Seccional gaúcha, e ressaltou o trabalho realizado pelo OABPrev-RS. “O crescimento do OABPrev-RS ao longo desses dez anos é um exemplo de sucesso, de compromisso e, acima de tudo, de fortalecimento da nossa profissão”.

Segundo o presidente do Conselho Federal, os Advogados têm pouco tempo para debater o assunto, o que reforça a importância de ter uma entidade como o sistema OABPrev.

Exemplo a ser seguido

O trabalho realizado pelos OABPrevs no estímulo à cultura previdenciária pelos Advogados também recebeu o aval positivo da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), órgão fiscalizador ligado ao Ministério do Trabalho e da Previdência Social.

Representando a entidade, o diretor de Análise Técnica da Previc, Carlos Marne Dias Alves, reforçou a importância dos OABPrevs para o Brasil. Conforme ele, a Entidade está bem estruturada e serve como exemplo para outras Entidades Fechadas de Previdência Complementar.

E os dados de um levantamento realizado pela Mirador Atuarial, parceira do OABPrev-RS, comprovam esse sucesso. Juntas, as Entidades contam com: R$ 1,1 bilhão em patrimônio, 85,7 mil Participantes, 640 pessoas assistidas e um potencial de atingir 995 mil Participantes ao longo dos anos.

Caminhada de sucesso

O Presidente do OABPrev-RS, Dr. Jorge Luiz Dias Fara, lembrou a caminhada realizada pela Entidade para atingir o patamar atual. “Quero prestar uma homenagem e um agradecimento ao Dr. Ederon Amaro Soares da Silva. Foi ele quem teve coragem, desprendimento e lucidez de implementar o IASARGS no Estado, que se transformou posteriormente em OABPrev-RS”.

Dr. Fara também agradeceu o trabalho realizado por Lamachia, enquanto Presidente da OAB/RS durante sua gestão. O então dirigente da Seccional gaúcha estimulava, em reuniões nas Subseções pelo interior, o ingresso dos Advogados no OABPrev-RS. O exemplo foi seguido pelo Dr. Marcelo Bertolucci, que sucedeu Lamachia na presidência da entidade máxima da advocacia gaúcha e se tornou Participante.

Esse apoio passou também pelo atual Presidente da OAB/RS, Dr. Ricardo Breier, que além de apoiar a Entidade, lançou um desafio: de praticamente dobrar o número de Participantes até o fim de sua gestão.

Estiveram presentes no encontro os Conselheiros Federais da OAB/RS, Dr. Marcelo Bertoluci e Dra. Cléa Carpi da Rocha; a Presidente do IARGS e Conselheira Seccional, Dra. Sulamita Santos Cabral; a Diretora-Geral da ESA, Dra. Rosângela Herzer; o Presidente do OABPrev-SC, Dr. Ezair José Meurer Júnior; o Presidente do OABPrev-GO, Dr. Enil Henrique de Souza Neto; o Presidente do OABPrev-SP, Dr. Luis Ricardo Marcondes Martins; o Presidente do OABPRev-MG, Dr. Armando Quintão Bello; o Presidente do OABPRev-PR, Dr. Wellington Silveira;  o Diretor de Análise Técnica da Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) do Ministério do Trabalho e Previdência Social, Dr. Carlos Marne Dias Alves; e o Presidente da Mongeral Aegon, Helder Molina.

O evento também foi prestigiado pelo Diretor de Seguridade do OABPrev-SC, Dr. Luis Fabiano de Araújo Giannini; a Diretora Administrativa Financeira do OABPrev-GO, Dra. Márcia Queiroz Nascimento; a Diretora de Benefícios do OABPrev-GO, Dra. Keila Cristina Eustáquio; o Diretor Administrativo e de Benefícios do OABPrev-SP, Dr. Marcelo Sampaio Soares; o Diretor Administrativo e de Benefícios do OABPrev-PR, Dr. José Ricardo Cavalcanti de Albuquerque; o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do OABPrev-PR, Dr. Maurício de Paula Soares Guimarães; a Diretora Financeira do OABPrev-RS, Dra. Cláudia Regina de Souza Bueno; o Diretor de Benefícios do OABPrev-RS, Dr. Luiz Augusto G. de Gonçalves; o Presidente do Conselho Deliberativo do OABPrev-RS, Dr. André Andrade de Araújo; o Vice-Presidente do Conselho Deliberativo do OABPrev-RS, Dr. Otto Junior Barreto; o Presidente do Conselho Fiscal do OABPrev-RS, Dr. Carlos Henrique Dias Brasil; a Vice-Presidente do Conselho Fiscal do OABPrev-RS, Dra. Alice Linn; além dos Conselheiros Deliberativos do OABPrev-RS Dr. Marcelo Pinto Ribeiro, Dr. Everton de Mattos, Dr. Rodrigo Bolzani, Dr. Jeferson Rodrigues, Dr.  Ricardo Ehrensperger Ramos, Dr. Alexandre Triches, Dr. Everton Dourado Trindade; dos Conselheiros Fiscais Dr. Vilhiam dos Santos e Dra. Iara Bernardete Nardi; do Presidente da Subseção de Bagé, Dr. Marcelo Godinho Marinho; do Vice-Presidente da Subseção de Bagé, Dr. Miguel Roberta Barcelos Perera; e da Vice-Presidente da Subseção de Rio Grande, Dra. Michele da Silva Gautério.

OABPrev-RS em números

Participantes Ativos: 5.127

Pensionistas: 37

Patrimônio: R$ 59.482.3544,70