Telefone: (51) 3286-1800

Redes Sociais:

OABprev-RS
Notícias
Fique por dentro de nossas novidades

Categorias

Buscar

  • Postado em: 23/11/2015 - sem-categoria

    Compartilhar
    Compartilhar Compartilhar

    Evento apoiado pelo OABPrev-RS une discussão sobre Direito do Trabalho e Previdenciário em São Leopoldo

    Buscando destacar as peculiaridades de dois importantes ramos do Direito, no dia 23 de outubro, ocorreu o II Seminário de Direito Previdenciário do Vale dos Sinos, no auditório da Escola de Direito da Unisinos. O evento, que transcorreu durante o dia inteiro, contou com a palestra do membro do Conselho Deliberativo do OABPrev-RS, Dr. Alexandre Triches, entre outras figuras renomadas do meio. O OABPrev-RS também esteve cumprindo o seu papel trazendo informações sobre o Plano feito exclusivamente aos Advogados gaúchos.

    A relevância e interesse por parte dos temas abordados e a escolha pontual dos palestrantes, fez com que a segunda edição do Seminário contasse com grande receptividade do público, mantendo o auditório lotado durante os três turnos do evento.
     
    De acordo com a Dra. Dagmar Padoan, membro da Comissão de Previdência da Subseção da OAB/RS de São Leopoldo, o objetivo do evento era integrar os acadêmicos às questões práticas voltadas ao Direito do Trabalho e ao Direito Previdenciário, com os profissionais que já atuam na área.
    “Foi um dos eventos com maior adesão de Advogados, de acordo com a OAB/RS. A gente teve essa felicidade de ter um público bastante rotativo, já que durou
      
    praticamente o dia inteiro, mas sempre com o auditório lotado. Além da presença de muitos estudantes, é claro.” Explica a Dra. Dagmar, ao falar sobre o sucesso no alcance do objetivo do evento de trazer tanto o público acadêmico quanto os profissionais que já estão no mercado.
     
    Por ocorrer em uma universidade, e contar com uma grande presença acadêmica, o seminário foi considerado de cunho científico, com um viés auxiliar no que diz respeito a formação de alunos, e também educativo no quesito previdência. Está é a opinião do Dr. Alexandre Triches. Em sua palestra, além de falar um pouco sobre Previdência Privada e Social, Triches procurou dar atenção a um tema pouco debatido, que é a grande dificuldade de prova da Aposentadoria Especial. Benefício esse previsto somente aos contribuintes que trabalham com o agente agressivo – cujo o trabalho pressuponha situações agressivas à saúde.
     
    “O papel fundamental do Advogado neste caso é auxiliar o contribuinte a comprovar o seu direito, demonstrando a exposição aos agentes agressivos. Os autônomos que trabalham em situações agressivas também devem defender o seu direito ao benefício, pois a lei não garante esse privilégio a eles.” Afirma Triches.
    Para o Dr. Alexandre, além de cumprir um papel importante de educação previdenciária, principalmente por ser realizado no meio acadêmico, o Seminário mostra a importância da atuação conjunta entre dois importantes ramos do Direito, o Previdenciário e o do Trabalho, que habitualmente não são apresentados juntos em eventos.    

    VOLTAR
  • Saiba mais
  • 11/03/2021 - OABPrev-RS celebra o Dia da Mulher com evento sobre planejamento de carreira e finanças
  • 06/05/2020 - Mesmo com flexibilização, OABPrev-RS entrega todas as suas obrigações legais no prazo previamente estipulado
  • 29/08/2019 - Educação financeira deve começar na infância
  • 23/08/2019 - Com quem você vai contar na velhice?
  • 17/07/2019 - Planeje e realize suas grandes metas