Telefone: (51) 3286-1800

Redes Sociais:

OABprev-RS
Notícias
Fique por dentro de nossas novidades

Categorias

Buscar

  • Postado em: 07/05/2015 - sem-categoria

    Compartilhar
    Compartilhar Compartilhar

    Entenda a diferença entre os modelos de planos de previdência

    O Brasil conta com três tipos de planos de previdência complementar: Benefício Definido (BD); Contribuição Definida (CD), e Contribuição Variável (CV). Cada modelo tem sua característica. Conheça a seguir a diferença básica entre eles.

     

    O modelo BD é aquele em que o nível do benefício é definido pelo participante no momento em faz a adesão. As contribuições são determinadas atuarialmente, para garantir a manutenção dos benefícios assegurados. Desta forma, as contribuições são variáveis e ajustadas ao longo do tempo, visando garantir o valor dos benefícios. São planos mutualistas, ou seja, o que acontece com um participante interfere nos demais.

     

    Já na Contribuição Definida (CD), modelo fixado por legislação aos Planos Instituídos como o oferecido pelo OABPrev-RS, que oferece mais segurança, pois cada participante possui saldo de contas individualizado. Quem determina o valor da contribuição mensal é o próprio participante. O benefício será proporcional ao valor contribuído, ao tempo de contribuição e a taxa de juros que o mercado remunerar as aplicações do plano.

     

    Por fim, temos os planos CV, também conhecidos como mistos ou híbridos. Este modelo na fase de contribuição se comporta como um plano CD e na fase de recebimento como um plano BD.


    VOLTAR
  • Saiba mais
  • 06/05/2020 - Mesmo com flexibilização, OABPrev-RS entrega todas as suas obrigações legais no prazo previamente estipulado
  • 29/08/2019 - Educação financeira deve começar na infância
  • 23/08/2019 - Com quem você vai contar na velhice?
  • 17/07/2019 - Planeje e realize suas grandes metas
  • 28/06/2019 - Reajuste anual entrará em vigor no dia 01 de julho