• Postado em: 07/05/2015 - sem-categoria

Entenda a diferença entre os modelos de planos de previdência

O Brasil conta com três tipos de planos de previdência complementar: Benefício Definido (BD); Contribuição Definida (CD), e Contribuição Variável (CV). Cada modelo tem sua característica. Conheça a seguir a diferença básica entre eles.

O modelo BD é aquele em que o nível do benefício é definido pelo participante no momento em faz a adesão. As contribuições são determinadas atuarialmente, para garantir a manutenção dos benefícios assegurados. Desta forma, as contribuições são variáveis e ajustadas ao longo do tempo, visando garantir o valor dos benefícios. São planos mutualistas, ou seja, o que acontece com um participante interfere nos demais.

Já na Contribuição Definida (CD), modelo fixado por legislação aos Planos Instituídos como o oferecido pelo OABPrev-RS, que oferece mais segurança, pois cada participante possui saldo de contas individualizado. Quem determina o valor da contribuição mensal é o próprio participante. O benefício será proporcional ao valor contribuído, ao tempo de contribuição e a taxa de juros que o mercado remunerar as aplicações do plano.

Por fim, temos os planos CV, também conhecidos como mistos ou híbridos. Este modelo na fase de contribuição se comporta como um plano CD e na fase de recebimento como um plano BD.