• Postado em: 28/04/2017 - sem-categoria

Como funciona a restituição do Imposto de Renda?

O dia 28 de abril marca o fim do prazo para que os contribuintes brasileiros declarem à Receita Federal os rendimentos ganhos ao longo de 2016. O programa para fazer a declaração calcula tudo automaticamente e, dependendo das deduções realizadas, pode receber parte do valor de volta.

Quem tem restituição a receber precisa ficar atento ao calendário de pagamento. A liberação é feita por lotes, que são divulgados mensalmente, de junho a dezembro. O contribuinte agraciado recebe o valor direto na conta do banco registrada durante a declaração, corrigido pela taxa Selic.

Caso haja algum erro, o dinheiro volta para o banco e o contribuinte deve providenciar o pedido direto pelo Banco do Brasil. O período para essa solicitação é de um ano, levando-se em conta o calendário dos lotes.

A prioridade leva a seguinte ordem: o primeiro mês (junho) prioriza idosos e pessoas com deficiência e doenças graves; os demais meses contam como prioridade a data de entrega na declaração.

E lembre-se: quem faz parte do OABPrev-RS pode deduzir até 12% da Receita Bruta Anual no Imposto de Renda. Caso não tenha conseguido esse benefício na declaração de 2017, é só entrar em contato com a Entidade para saber como aproveitar essa e outras vantagens ao máximo.

Fonte: UOL

• 28/06/2019 - Reajuste anual entrará em vigor no dia 01 de julho