Telefone: (51) 3286-1800

Redes Sociais:

OABprev-RS
Notícias
Fique por dentro de nossas novidades

Categorias

Buscar

  • Postado em: 20/09/2012 - sem-categoria

    Compartilhar
    Compartilhar Compartilhar

    Brasil fica abaixo da média em índice global de sistema previdenciário

    O Brasil ficou abaixo da média em índice global de sistemas previdenciários – 11ª posição num total de 18 países, segundo mostrou a pesquisa do Índice Global de Pensões, da empresa estadunidense de consultoria de recursos humanos Mercer, em parceria com oCentro Australiano de Estudos Financeiros, abrangendo mais de 50% da população mundial.

     

    O índice é composto por três quesitos que possuem pesos diferentes na avaliação: Adequação (40% do índice), Sustentabilidade (35%) e Integridade (25% de peso na avaliação).

     

    Embora tenha alcançado 56,7 pontos, abaixo da média de 61, a previdência brasileira ficou acima de países como Alemanha (55,3) e Coreia do Sul (44,7). Os maiores índices foram registrados na Dinamarca (82,9), Holanda (78,9) e Austrália (75,7).

    Adequação

    Dentre os três pilares que compõe a pesquisa (Adequação, Sustentabilidade e Integridade), o Brasil foi destaque no item Adequação (71,5), sendo comparável a países desenvolvidos como Austrália (73,5), França (74,3) e Canadá (74,2).


    O Brasil obteve destaque com nota máxima nas adequações ao benefício piso, ao nível de benefício sobre o salário médio, ao incentivo fiscal e adequação ao tratamento dos planos privados por motivo de desligamento antes da elegibilidade.

    Conforme relatou a pesquisa, o Brasil também foi bem avaliado na adequação em relação à expectativa de vida ao nascer e a idade de aposentadoria oficial. O País obteve ainda boa avaliação no percentual da população com idade avançada que continua trabalhando (60% da população entre 55 e 64 anos).

    Integridade e Sustentabilidade

    Quanto ao quesito Integridade, o Brasil perdeu cinco pontos e atingiu o índice de 74,8 por conta de deficiências na falta de esferas jurídicas especializadas em aposentadorias e pensões, mas mesmo assim continua com uma das melhores avaliações neste quesito.

    Já quesito Sustentabilidade o País obteve avaliação negativa (26,9), sendo impactado por itens como baixa incidência de poupança previdenciária pela população ativa (em torno de 10%, só perdendo para a Índia), baixa poupança previdenciária percentual em relação ao PIB (menos de 20%) e também falta de mecanismos de aposentadoria gradual e o regime adotado pelo INSS (sem fundo capitalizado).


    Fonte: InfoMoney

    Por: Dayana Correa

     

     


    VOLTAR
  • Saiba mais
  • 11/03/2021 - OABPrev-RS celebra o Dia da Mulher com evento sobre planejamento de carreira e finanças
  • 06/05/2020 - Mesmo com flexibilização, OABPrev-RS entrega todas as suas obrigações legais no prazo previamente estipulado
  • 29/08/2019 - Educação financeira deve começar na infância
  • 23/08/2019 - Com quem você vai contar na velhice?
  • 17/07/2019 - Planeje e realize suas grandes metas