Postado em: 12/11/2012 - sem-categoria
Se você está começando a dar os primeiros passos na carreira, tem de se preocupar desde já com o futuro. O valor máximo para a aposentadoria paga pelo governo é de 6,6 salários mínimos, o que equivale a 3 597 reais. Parece ruim, mas é bem pior. Na prática, quase ninguém consegue se aposentar com esse valor.
O mais comum é que as pessoas recebam até 2 900 reais por mês. Portanto, quem trabalha e tem um salário mensal maior do que 2 000 reais vai precisar fazer um plano de aposentadoria complementar para viver com tranquilidade quando deixar de trabalhar.
O pior é que as estimativas de vários analistas econômicos mostram que, apesar de baixos, esses valores serão impraticáveis no futuro próximo, já que a sociedade brasileira está envelhecendo. O sistema de previdência pública é de repartição de recursos. Quem trabalha sustenta quem está aposentado, e isso só funciona em um país cheio de jovens e com idosos que morrem logo. É o inverso do que acontece atualmente no Brasil.
Há três décadas, a expectativa de vida do brasileiro era de 62,6 anos. Hoje, é de 73,2 anos.
A realidade é que há muito tempo a previdência social já é deficitária. Segundo dados do ministério da previdência social, de janeiro a agosto o déficit chegou a 25,8 bilhões de reais, mais do que o lucro de um ano inteiro da Petrobras.
Somente 2% da população em idade de aposentadoria conseguem se sustentar com os recursos que pouparam, incluindo o dinheiro da previdência pública..Se você não quer fazer parte desse grupo, a solução é a previdência complementar, um sistema que se divide em dois grandes grupos bastante distintos.
Fonte: Você S/A
Edição: 161
Por: Dayana Corrêa
- Saiba mais
- 06/05/2020 - Mesmo com flexibilização, OABPrev-RS entrega todas as suas obrigações legais no prazo previamente estipulado
- 29/08/2019 - Educação financeira deve começar na infância
- 23/08/2019 - Com quem você vai contar na velhice?
- 17/07/2019 - Planeje e realize suas grandes metas
- 28/06/2019 - Reajuste anual entrará em vigor no dia 01 de julho