• Política de Investimentos: adequação ao mercado gera mais rentabilidade

Postado em: 28/12/2020 - institucional

Política de Investimentos: adequação ao mercado gera mais rentabilidade

Conforme procedimento anual, o Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva, com o apoio do Comitê de Investimentos do OABPrev-RS atualizaram a Política de Investimentos da Entidade para o período de 2021-2025. Este é um documento que estabelece as diretrizes estratégicas que devem ser observadas na gestão dos recursos garantidores das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (EFPC). Sendo assim, têm papel fundamental para a governança e a confiança dos Participantes quanto à administração dos recursos investidos.

Na sua elaboração, foram empregadas técnicas de análises de cenários e de riscos, avaliações e projeções de indicadores econômicos, considerando a modalidade do Plano de Benefícios Previdenciários do Advogado – PBPA, suas especificidades, necessidades de liquidez e os fluxos esperados de pagamentos dos ativos. Além disso, também foi elaborada a Política de Investimentos do Plano de Gestão Administrativa – PGA, atendendo (ou em atendimento) a Resolução CMN nº 4.661, de 25 de maio de 2018 e as Instruções Normativas da Previc nº 06, de 14 de novembro de 2018 e nº 12, de 21 de janeiro de 2019.

Para auxiliar nas decisões referentes a diversos tipos de aplicações, foi considerado como índice de referência o INPC + 4,11% a.a.. Já para a avaliação dos riscos, foram definidos uma série de procedimentos e critérios descritos no documento, que incluem riscos de crédito, de mercado, de liquidez, operacional, legal, sistêmico e outros inerentes às operações. Esse detalhamento dos cenários é parte importante para os gestores avaliarem os principais impactos possíveis sobre os diversos mercados e, assim, tornar a tomada de decisão mais segura e eficiente.

Alocação de Recursos

Tendo em vista tal projeção, no estudo da macroalocação do patrimônio do fundo previdenciário, estipula-se que a alocação de recursos por segmento seja de 50% a 100% em renda fixa, de 0% a 10% em fundos no exterior e de 0% a 20% em renda variável, fundos estruturados e imobiliários.

A determinação do nível de equilíbrio, com certo grau de risco admitido, resultará na maximização da rentabilidade dos investimentos, no gerenciamento da liquidez necessária para pagamento das obrigações atuais e futuras do plano, na diversificação dos ativos e no consistente planejamento para aplicação dos recursos garantidores. Importante ressaltar também que os índices definidos ficam bem abaixo dos limites fixados pela lei, o que garante a segurança ao patrimônio da Entidade.

Apesar do período, contemplado entre os anos de 2021 e 2025, a Entidade prevê revisões anuais de adequação da política.

Confira na íntegra a Política de Investimento 2021-2025 do OABPrev-RS.

Clique aqui e aqui.

Conheça o nosso Comitê de Investimentos:

Dr. Ricardo Ehrensperger Ramos – Diretor Financeiro do OABPrev-RS e Presidente do Comitê de Investimentos
    Dr. José de Souza Mendonça – Membro do Conselho Deliberativo
    Dra. Anne Grahl Muller – Membra do Conselho Deliberativo
    Marco & Marco Consultores – Consultoria de Investimentos
    Ariane Lessa – Gerente Executiva do OABPrev-RS – CRA/RS 30.123
    Vitor Vasconcelos – Coordenador Administrativo Financeiro do OABPrev-RS

• 03/03/2021 - OABPrev-RS adapta-se a novas regras do PEC do ICSS
  • 26/02/2021 - Mais transparência e segurança: conheça a instrução Previc nº 34
  • 12/01/2021 - Por que contratar um plano de previdência com cobertura de risco em vez de um seguro de vida?
  • 01/12/2020 - Por que o seu Futuro é mais seguro com o OABPrev-RS?
  • 13/10/2020 - Portabilidade livre de riscos