• Política de Investimentos 2022-2026: transparência na atualização dos indicadores

Postado em: 23/12/2021 - institucional

O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva, com o apoio do Comitê de Investimentos do OABPrev-RS, se reuniram para atualizar a Política de Investimentos da Entidade para o período de 2022-2026. Esse procedimento tem como objetivo estabelecer diretrizes e medidas a serem adotadas quanto à administração dos recursos investidos, assim como dar transparência aos Participantes e assistidos em relação aos principais aspectos quanto à administração financeira da Entidade. Apesar do período, contemplado entre os anos de 2022 e 2026, o OABPrev-RS prevê revisões anuais de adequação da política.

Na sua elaboração, foram empregadas técnicas de análises de cenários e de riscos, avaliações e projeções de indicadores econômicos, considerando a modalidade do Plano de Benefícios Previdenciários do Advogado – PBPA, suas especificidades, necessidades de liquidez e os fluxos esperados entre arrecadação de ativos e pagamento de benefícios. Além disso, também foi elaborada a Política de Investimentos do Plano de Gestão Administrativa – PGA, atendendo (ou em atendimento) a Resolução CMN nº 4.661, de 25 de maio de 2018 e as Instruções Normativas da Previc nº 06, de 14 de novembro de 2018 e nº 12, de 21 de janeiro de 2019.

Alocação de Recursos

Em 2021, o OABPrev-RS atualizou suas projeções levando em consideração análises de mercado como: crescimento econômico, inflação, taxa de juros e cenário político, visando à proposição de uma carteira de investimentos otimizada, na relação risco e retorno. Sendo assim, a Entidade tem como objetivo a alocação dos recursos de acordo com as diretrizes do Plano de Benefícios, estimando a distribuição do portfólio em: de 50% a 100% em renda fixa, de 0% a 10% em fundos no exterior, de 0% a 20% em renda variável, fundos estruturados e imobiliários e de 0% a 15% em operações com Participantes.

A definição dos parâmetros inferiores e superiores para cada limite de alocação visa dar flexibilidade para a realização de movimentos táticos. Esse nível de equilíbrio, com certo grau de risco admitido, pode auxiliar na maximização da rentabilidade dos investimentos, levando em consideração a taxa de referência do plano a dado nível de risco, no gerenciamento da liquidez necessária para pagamento das obrigações atuais e futuras do Plano, na diversificação dos ativos e no consistente planejamento para aplicação dos recursos garantidores.

Confira na íntegra a Política de Investimento 2022-2026 do OABPrev-RS:

Aqui e Aqui

Conheça o nosso Comitê de Investimentos:

Dr. Ricardo Ehrensperger Ramos – Diretor Financeiro do OABPrev-RS e Presidente do Comitê de Investimentos

Dr. José de Souza Mendonça – Membro do Conselho Deliberativo

Marco & Marco Consultores – Consultoria de Investimentos

Ariane Lessa – Gerente Executiva do OABPrev-RS – CRA/RS 30.123

Vitor Vasconcelos – Coordenador Administrativo Financeiro do OABPrev-RS

• 15/11/2021 - OABPrev-RS recebe Selo de Engajamento ABRAPP 2021
  • 12/11/2021 - Dr. Ricardo Ramos representa o OABPrev-RS em evento sobre Previdência
  • 29/09/2021 - Jornal do Comércio aborda os 15 anos de sucesso do OABPrev-RS
  • 30/06/2021 - Reajuste anual das contribuições entra em vigor em 1º de julho