Telefone: (51) 3286-1800

Redes Sociais:

OABprev-RS
Notícias
Fique por dentro de nossas novidades
  • Evento em comemoração ao Mês do Advogado(a) dá dicas de planejamento financeiro

    Postado em: 17/08/2020 - eventos

    Compartilhar
    Compartilhar Compartilhar

    Evento em comemoração ao Mês do Advogado(a) dá dicas de planejamento financeiro

    Na última segunda-feira, véspera do Dia dos Advogados, o OABPrev-RS, em parceria com a OAB/RS, realizou o Webinar  “Finanças Jurídicas: como pensar no futuro quando o presente é tão incerto?”. Focado em gerar reflexões sobre planejamento pessoal e profissional, a fim de preparar o Advogado(a) para o momento atual, sem descuidar do seu futuro. O evento contou com palestras de  Luciane Fagundes, psicóloga e consultora da Mirador Atuarial,  Helder Molina, CEO da MAG Seguros, e  Eduardo Arruda, especialista em educação financeira e previdenciária. Mais de 160 pessoas se inscreveram.

    Responsável pela mediação, o Diretor Financeiro da Entidade, Dr. Ricardo Ramos, deu início ao evento fazendo uma breve introdução dos temas e ao contexto do atual cenário social. “O OABPrev-RS existe e trabalha há 14 anos pelo Futuro do Advogado e de seus familiares. Mas como pensar no futuro em um momento de tantas incertezas como este que estamos vivendo? Pensando nisso, nós preparamos um evento com palestras que irão auxiliar toda Advocacia a enfrentar novos imprevistos, se adaptar com agilidade e ter proteção pessoal na área financeira e previdenciária”.

    Luciane Fagundes abriu as apresentações elucidando a respeito de como costuma a funcionar a cabeça do ser humano quando o assunto é finanças. A psicóloga apresentou uma pesquisa, feita pela S&P em 144 países, com 150 mil pessoas, em que o resultado identifica que dois a cada três adultos são analfabetos financeiros. De acordo com Fagundes, para combater esse dado é necessário mais do que educação, mas, sim, uma mudança de “comportamento financeiro” e da maneira como nos relacionamos com o dinheiro. “Só a informação, só a educação, muitas vezes não são suficientes para transformar em conhecimento. É importante a gente entender que o problema financeiro não é causa, ele é consequência”, explicou Luciane, que se utilizou da psicologia econômica para elucidar o assunto durante a palestra.

    Na sequência, Helder Molina, que falou sobre a longevidade e o mercado de trabalho, também comentou sobre o comportamento comum do brasileiro quando o assunto é seu futuro. “O brasileiro não é previdente… Não se preocupa com sua falta, com o que pode acontecer com a família dele se ele faltar. Ou mais grave do que isso: o que vai acontecer com a família dele se ele invalidar. Porque ele perde a receita dele e ainda gera mais custos”.

    Indo ao encontro da fala de Molina, Dr. Ricardo ainda complementou durante o bate-papo “O Advogado não tem o costume de se preocupar com o seu futuro”.

    Finalizando, Eduardo Arruda deu algumas dicas de como o(a) Advogado(a) pode organizar e otimizar suas finanças. “Poupar no longo prazo, que antigamente era visto somente como Aposentadoria, agora eu chamo de Longevidade. Pode ser para manter nosso padrão, pode ser para se aposentar, e para vários outros motivos. Nos últimos 30 anos, a gente ganhou 11 de expectativa de vida, o que foi um grande presente. Como diz a Denise Maidanchen: “Nosso grande presente não foi nem a Revolução Tecnológica, talvez tenha sido a revolução da longevidade’. E uma das opções que temos é investir em Previdência Privada Complementar, como a própria OABPrev-RS”.

    Quer conferir o que os palestrantes falaram na íntegra? Então, acesse o nosso Webinar completo:

    CLIQUE AQUI


    VOLTAR
  • Saiba mais
  • 13/03/2024 - Café com Elas: celebrando o Empoderamento Feminino e o Cuidado com o Futuro
  • 29/02/2024 - Saiba mais sobre o Café com Elas: evento em homenagem ao Dia da Mulher
  • 18/08/2023 - A Cidade da Advocacia foi um sucesso
  • 07/08/2023 - OABPrev-RS marca presença na Cidade da Advocacia 2023, da OAB/RS
  • 27/06/2023 - OABPrev-RS participa de cerimônia de entrega de credenciais a novos(as) Advogados(as)

Categorias

Buscar

Newsletter

Aceito receber as novidades
em meu e-mail periodicamente


01.182.491/0001-00
FUNDO DE PENSÃO MULTIPATROCINADO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SECCIONAL RIO GRANDE DO SUL - OABPREV-RS