Postado em: 23/12/2021 - institucional
O Conselho Deliberativo e a Diretoria Executiva, com o apoio do Comitê de Investimentos do OABPrev-RS, se reuniram para atualizar a Política de Investimentos da Entidade para o período de 2022-2026. Esse procedimento tem como objetivo estabelecer diretrizes e medidas a serem adotadas quanto à administração dos recursos investidos, assim como dar transparência aos Participantes e assistidos em relação aos principais aspectos quanto à administração financeira da Entidade. Apesar do período, contemplado entre os anos de 2022 e 2026, o OABPrev-RS prevê revisões anuais de adequação da política.
Na sua elaboração, foram empregadas técnicas de análises de cenários e de riscos, avaliações e projeções de indicadores econômicos, considerando a modalidade do Plano de Benefícios Previdenciários do Advogado – PBPA, suas especificidades, necessidades de liquidez e os fluxos esperados entre arrecadação de ativos e pagamento de benefícios. Além disso, também foi elaborada a Política de Investimentos do Plano de Gestão Administrativa – PGA, atendendo (ou em atendimento) a Resolução CMN nº 4.661, de 25 de maio de 2018 e as Instruções Normativas da Previc nº 06, de 14 de novembro de 2018 e nº 12, de 21 de janeiro de 2019.
Alocação de Recursos
Em 2021, o OABPrev-RS atualizou suas projeções levando em consideração análises de mercado como: crescimento econômico, inflação, taxa de juros e cenário político, visando à proposição de uma carteira de investimentos otimizada, na relação risco e retorno. Sendo assim, a Entidade tem como objetivo a alocação dos recursos de acordo com as diretrizes do Plano de Benefícios, estimando a distribuição do portfólio em: de 50% a 100% em renda fixa, de 0% a 10% em fundos no exterior, de 0% a 20% em renda variável, fundos estruturados e imobiliários e de 0% a 15% em operações com Participantes.
A definição dos parâmetros inferiores e superiores para cada limite de alocação visa dar flexibilidade para a realização de movimentos táticos. Esse nível de equilíbrio, com certo grau de risco admitido, pode auxiliar na maximização da rentabilidade dos investimentos, levando em consideração a taxa de referência do plano a dado nível de risco, no gerenciamento da liquidez necessária para pagamento das obrigações atuais e futuras do Plano, na diversificação dos ativos e no consistente planejamento para aplicação dos recursos garantidores.
Confira na íntegra a Política de Investimento 2022-2026 do OABPrev-RS:
Aqui e AquiConheça o nosso Comitê de Investimentos:
Dr. Ricardo Ehrensperger Ramos – Diretor Financeiro do OABPrev-RS e Presidente do Comitê de Investimentos
Dr. José de Souza Mendonça – Membro do Conselho Deliberativo
Marco & Marco Consultores – Consultoria de Investimentos
Ariane Lessa – Gerente Executiva do OABPrev-RS – CRA/RS 30.123
Vitor Vasconcelos – Coordenador Administrativo Financeiro do OABPrev-RS
- Saiba mais
- 10/07/2025 - Seu Futuro merece investimento: OABPrev-RS apresenta seu novo conceito de comunicação
- 30/06/2025 - Reajuste anual das contribuições do OABPrev-RS entra em vigor em 1º de julho
- 30/04/2025 - Transparência e Compromisso: Confira o Relatório Anual 2024 do OABPrev-RS
- 20/03/2025 - Seu Futuro sempre em dia com débito em conta!
- 28/02/2025 - Informe de Rendimentos disponível: prepare-se para o IR 2025