» Como alterar dados cadastrais?
Você pode alterar seus dados ao acessar a Área Restrita em nosso site ou pelo app Meu Futuro - OABPrev-RS, disponível para smartphones com sistemas iOS e Android.
Ao selecionar o Menu – Alterar meu Plano, o você será direcionado para uma tela com dados de cadastro do Participante. Os campos em branco podem ser alterados. As informações em vermelho são de preenchimento obrigatório. Ao finalizar as alterações, você deverá clicar no botão CONFIRMA para que elas sejam realizadas.
» Como eu acompanho o meu Plano?
Entrar na Área Restrita. No Menu Meus Extratos, selecionar Sub-menu – Extrato de Contribuição. Para gerar um extrato de contribuição, é preciso realizar uma busca filtrando por opções.
» Como alterar Beneficiários?
Entrar na Área Restrita. No Menu Documentos – Alteração de Beneficiários. Basta preencher e enviar para a Entidade via correio. Endereço: Rua Washington Luiz, 1110 – 3º andar – Centro Histórico – Porto Alegre – RS – CEP 90010-460.
» O que é suspensão do Plano? Como proceder em caso de interesse?
É assegurado ao Participante suspender temporariamente o seu Plano. A suspensão ocorre por 6 meses, apenas da Contribuição Básica, não caracterizando o cancelamento do Plano. Caso o Participante tenha interesse em permanecer assegurado com os Benefícios de Aposentadoria por Invalidez e Pensão por Morte, deve continuar pagando a parcela adicional de risco. Tendo interesse em suspender o Plano, o Participante deve entrar na Área Restrita – Menu Documentos – Requerimento de Suspensão. Basta preencher e enviar para a Entidade via correio. Rua Joaquim Nabuco, 25/202 - Bairro Cidade Baixa – Porto Alegre/RS – CEP: 90050-340.
» Como funciona o Pedido de Resgate? E quando posso realizar a solicitação?
Solicitar para o OABPrev-RS o formulário, preencher e enviar via correio para a Entidade. Assim que o documento chegar no nosso endereço, o pagamento será creditado na conta corrente assinalada no formulário até o último dia útil do mês subsequente ao pedido. O Pedido de Resgate está sujeito a um prazo de carência de 36 meses na condição de Participante, contados a partir da data de sua inscrição no Plano.
» No que pode acarretar o atraso ou não pagamento das contribuições mensais?
Participante que atrasa ou não paga sua mensalidade fica inadimplente com o OABPrev-RS e com a seguradora. Caso ocorra alguma fatalidade, o Participante pode não estar assegurado pelos Benefícios de Risco. Caso existam três contribuições em aberto, ele terá 30 dias para entrar em contato com a Entidade e regularizar sua situação. Em caso de não pagamento, terá seu Plano cancelado, conforme Art. 4º do regulamento do PBPA.
» O que é o valor do Pecúlio?
O valor do Pecúlio é o valor assegurado pela sociedade seguradora em caso de contratação da parcela adicional de Risco (invalidez ou pensão). O Pecúlio é repassado para o OABPrev-RS, que se somará com o saldo de contas individual do Participante e será revertido numa renda mensal.
» Existe um valor mínimo de contribuição básica mensal?
A contribuição básica mensal corresponde a um valor mínimo de R$ 58,53 variando de acordo com a idade do Participante. Os valores mínimos serão atualizados anualmente em 1º de julho pela variação acumulada do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) do IBGE.